Aneel estima aumento de 5,6% na energia elétrica em 2023

Neste ano, o reajuste para os consumidores residenciais está, em média, em 10,83%

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

A conta de luz deverá ter um reajuste de 5,6% em 2023. A estimativa foi feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o grupo de Minas e Energia definido no governo de transição, na primeira reunião entre os diretores da agência e os técnicos do novo governo.

O impacto, no entanto, vai variar conforme cada distribuidora de energia. Segundo as estimativas da Aneel serão 7 distribuidoras que devem ter reajuste superior a 10%, enquanto outras 15 distribuidoras terão reajuste entre 5% e 10%, 17 distribuidoras devem ter reajuste entre 0% e 5% e 13 distribuidoras devem ter reajuste inferior a 0%.

Conforme a Aneel, a diferença de percentuais acontece em função dos custos de compra, transmissão e distribuição de energia, que variam conforme cada distribuidora, além de eventual crédito tributário que a empresa possa ter direito. Os créditos tributários estão sendo revertidos em favor do consumidor, atenuando os reajustes.

Os percentuais, no entanto, são estimativas que podem mudar até a homologação dos novos índices tarifários, conforme a agência pois são feitos individualmente para cada distribuidora. Neste ano, o reajuste da tarifa de energia para os consumidores residenciais está, em média, em 10,83%, conforme a Aneel.