Ministério Público do RS cumpre mandado de busca e apreensão na casa Jairo Jorge, em Canoas

Prefeito está afastado do cargo desde o dia 31 de março no âmbito das investigações da operação Copa Livre 

Foto: Jairo Jorge/Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), por meio da Procuradoria da Função Penal Originária , cumpriu nesta quarta-feira mandados de busca e apreensão na residência do prefeito afastado de Canoas, Jairo Jorge, e em mais dois endereços no estado de São Paulo: um na capital paulista e outro em Campinas. As ordens foram cumpridas no âmbito das investigações da operação Copa Livre, que investiga o político e outras 16 pessoas por fraudes contra o município da região Metropolitana de Porto Alegre.

Conforme nota enviada pelo MP/RS, condutas caracterizadas de lavagem de dinheiro, em especial por parte de Jairo Jorge, da esposa e da cunhada dele, motivaram os mandados cumpridos hoje. Ainda segundo o órgão estadual, o trio vinha se desfazendo de patrimônio e ocultando bens gravados com ordem de indisponibilidade. Entre os bens confiscados está um veículo apreendido no interior paulista.

Caso
Jairo Jorge é apontado como o líder de um esquema denunciado pelo MP/RS por fraudes contra o município de Canoas. Conforme o órgão, o grupo, composto pelo prefeito afastado e outras 16 pessoas, incluindo empresários, servidores públicos e políticos, é suspeito da prática dos crimes de corrupção (ativa e passiva), lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e peculato, relacionadas à dispensa de licitação e contratos para prestação de serviços terceirizados de limpeza e copeiragem, entre 2020 e 2021.
No fim de setembro, a 4° Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) decidiu aceitar o pedido do MP estadual e manter Jairo Jorge afastado das funções de prefeito de Canoas por mais 180 dias.
O político tentou recorrer, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o habeas corpus apresentado pela defesa dele.
Com o afastamento de Jairo Jorge, no fim de março deste ano, o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques assumiu a prefeitura de Canoas.
Procurada, a assessoria de comunicação do prefeito informou que ele não vai se manifestar sobre os mandados cumpridos nesta quarta.