Índice de consumidores do RS que resolvem dívidas supera 59,4%, diz Serasa Experian

Na Região Sul, indicador chega a 57,4%

Foto: Flipar / R7

De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, em julho, os consumidores do Nordeste foram os que mais regularizaram dívidas inadimplentes em até 60 dias após a negativação (59,2%), base julho de 2022. Já na Região Sul, este indicador chega a 57,4%, no mesmo período, inferior a base de comparação de 2021, quando o índice foi de 63,3%. No Rio Grande do Sul, o percentual chega a 59,4%, acima da média da região.

A análise por setor, que considera todo o cenário nacional, mostrou que o segmento de Bancos e Cartões teve o maior nível de quitação de débitos inadimplentes (65,1%). “Os consumidores tendem a preservar o acesso ao crédito de qualidade e, para isso, priorizam a regulamentação desses compromissos a fim de continuar usufruindo do recurso financeiro junto aos credores”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Outro setor que teve destaque na recuperação de dívidas em julho deste ano foi o de Utilities, que marcou 63,4%. Para Rabi esse é um setor que dificilmente perderá adesão, já que engloba serviços essenciais como água, luz e gás. O segmento de Varejo fica em terceiro lugar, com 51,3% das dívidas recuperadas. Em sequência estão as empresas da área de Financeiras (41,2%), de Serviços (37,4%), Outros (37,0%) – Indústria, agro e terceiro setor, Securitizadoras (25,5%) e Telefonia (10,3%).