Demanda por crédito dos consumidores sobe 1,7% em outubro, diz Boa Vista

Índice acumula alta de 6,1% nos 12 meses encerrados em outubro

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A demanda dos consumidores por crédito apresentou uma alta de 1,7% em outubro comparado com setembro. O indicador fechou o trimestre encerrado em outubro com elevação de 1,3% em comparação com os três meses anteriores. Os dados são do Indicador de Demanda por Crédito do Consumidor, da Boa Vista.

Com isso, o índice acumula alta de 6,1% nos 12 meses encerrados em outubro, ante 6,4% no período até setembro. Na comparação com 2021, a demanda por crédito teve leve aumento de 0,3%. O indicador acumula alta de 5,6% em 2022.

Na análise do indicador, a demanda por crédito financeiro subiu 3,1% de setembro para outubro, enquanto na comparação interanual a alta foi de 10,3% no setor. Nos últimos 12 meses o crescimento no segmento financeiro foi de 16,2%. Já a demanda por crédito não financeiro subiu 0,8% em outubro ante setembro.

Na comparação interanual, o segmento teve contração de 6,4%. No acumulado dos últimos 12 meses a queda observada na demanda por crédito não financeiro foi de 0,6%. O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas.