
Após reunião realizada na tarde desta quarta-feira, o Gabinete de Crise decidiu, mais uma vez, não emitir alertas ou avisos para nenhuma das regiões Covid no Rio Grande do Sul. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o número de casos da doença triplicou em território gaúcho nos últimos sete dias, passando de pouco mais de 1 mil, no início de novembro, para 4,6 mil.
Ainda segundo a Pasta, a crescente de infecções está relacionada com a disseminação de duas subvariantes da ômicron com alta possibilidade de transmissão, a BQ.1 e BE.9. Por conta disso, a secretaria reforça a necessidade de estar em dia com a vacina e manter os cuidados e medidas não-farmacológicas, como uso de máscara em caso de sintomas gripais e álcool gel para higienizar as mãos, por exemplo.
Durante a reunião desta quarta, coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, o Grupo de Trabalho também apontou que o número de internações por conta da Covid-19 aumentou na última semana. Enquanto as internações clínicas passaram de 78 para 181, as unidades de terapia intensiva (UTIs) registraram elevação de 20 para 36 pacientes. Já os óbitos não apresentaram aumento significativo.
“O momento é de atenção, visto que os casos confirmados triplicaram e os internados em leitos clínicos com Covid mais do que dobraram no último mês. Entretanto, não foram emitidos avisos porque que os números ainda se mostram aquém de outros momentos da pandemia. Se replicarmos as taxas de internações de outros países que tiveram a incidência da BQ.1, não veremos picos semelhantes ao que tivemos em 2020 e 2021. Mas manteremos o monitoramento caso a perspectiva se altere”, afirmou o diretor do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Pedro Zuanazzi.
Por conta das novas subvariantes e do aumento de casos no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pelo retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aeroportos e aviões. Sobre o tema, o governo gaúcho, através da SES, vai divulgar uma nota técnica com orientações.