A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira, um projeto que altera a lei que prevê homenagem a Zumbi dos Palmares, solicitando a instalação de uma estátua, em vez de um busto do herói, no largo de mesmo nome, que fica no bairro Cidade Baixa. O projeto original havia sido apresentado pelo então vereador Alberto Kopittke (PT) em 2015. De acordo com a vereadora Karen Santos (PSol), que desarquivou e modificou a proposta, a estátua vai ser erguida com recursos de emendas parlamentares.
Zumbi é o maior símbolo da luta e da resistência do povo negro, inicialmente contra a escravidão e hoje contra o racismo, sustenta Koppitke, na justificativa. “Mas não é o único herói do povo negro: Dandara (sua companheira), Luís Gama, João Cândido e tantos outros homens e outras mulheres entregaram suas vidas pela causa do povo negro e acabaram marcando o tempo do Brasil e do mundo”, recorda.
Kopittke observa que, em 2003, uma lei previu homenagem a Zumbi em Porto Alegre, com a colocação de um busto do herói negro no antigo Largo da Epatur, hoje rebatizado. “No entanto, até a presente data, não há busto no local, nem mesmo qualquer objeto que remeta ao nome do grande líder negro”, relata o vereador.