Porto Alegre corrige lista do Açorianos de Música após Bach e Radamés Gnatalli aparecerem entre os indicados

Membros da comunidade cultural se manifestaram questionando relação; Faixa lançada em 1982 também incluiu Mário Barbará, falecido em 2018, como indicado a compositor de MPB

Foto: Giulian Serafim/PMPA

Após polêmicas envolvendo artistas como Johann Sebastian Bach entre os finalistas do Prêmio Açorianos de Música, a Coordenação de Música da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) de Porto Alegre atualizou, na tarde dessa segunda-feira, a lista dos indicados. Entre os eruditos, além do compositor alemão que viveu até 1750, aparecia o porto-alegrense Radamés Gnatalli, falecido em 1988. Na relação atualizada, Arthur Barbosa e Dimitri Cervo, ambos do álbum Ospa e convidados, concorrem com Rafael Lima, pelo disco O Andarilho, já incluído na primeira versão da lista.

Segundo a Coordenação de Música da SMCEC, comandada por Elton Saldanha, os jurados substituíram a duas indicações de compositor na categoria erudito “que haviam sido publicadas equivocadamente”.

Nas redes sociais, membros da comunidade cultural se manifestaram questionando o resultado. “Piada nacional. Parabéns aos envolvidos”, escreveu um artista no Twitter. “Finalmente veio o reconhecimento!! Nunca desista dos seus sonhos!”, ironizou outro músico no mesmo site.

O edital especifica que a finalidade do Açorianos é “premiar a produção musical gaúcha comprovadamente lançada em Porto Alegre durante o período de 01 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022”. Não consta, no entanto, a informação de que relançamentos, como o do álbum Saracura, originalmente de 1982, possam concorrer. Com a obra incluída recentemente nas plataformas digitais, na lista do Açorianos de Música a faixa Xote da Amizade que coloca Mário Barbará, que faleceu em 2018, na disputa pelo prêmio de melhor compositor de MPB. Essa indicação também vem sendo questionada por pessoas ligadas à cultura.

“O fato é que tais indicações não fazem sentido, por razões óbvias. Se houve brecha no edital para isso, que seja analisado e refeito por pessoas capacitadas para tal função. Achei necessária a evolução com a possibilidade da inscrição com áudios digitais, mas três músicas não contemplam o todo de um álbum”, escreveu o músico Luciano Albo no Facebook, referindo-se também ao fato de que os jurados não recebem o disco na íntegra, o que, segundo o artista, pode comprometer a avaliação do material como um todo. Albo concorre como melhor compositor e melhor instrumentista do gênero POP.

A prefeitura explicou que as inscrições são realizadas através de uma plataforma on-line e que a SMCEC não auferiu se a indicação de Xote da Amizade era algo novo ou antigo. A pasta ainda aponta que não houve pedido de recurso no prazo estipulado pelo edital, que é de cinco dias após a homologação. Conforme a assessoria de comunicação, a SMCEC vai pedir que essa inscrição não seja considerada.

O coordenador Elton Saldanha informou, nesta segunda-feira, à Rádio Guaíba, que vai propor uma revisão do edital para as próximas edições. A cerimônia de premiação do Açorianos de Música ocorre nesta terça-feira, a partir das 21h, no Teatro Renascença.

Confira a lista dos finalistas