Morre Erasmo Carlos, cantor e compositor, aos 81 anos, no Rio

Artista havia sido internado às pressas no Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro

Foto: Guto Costa / Divulgação / CP

O cantor e compositor Erasmo Carlos morreu, aos 81 anos, nesta terça-feira. Ele havia sido intubado às pressas, nessa segunda-feira, no Hospital Barra D’Or, onde permanecia internado desde 2 de novembro na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro. Erasmo faleceu em decorrência de problemas causados por uma síndrome edemigênica (quando há excesso de líquido nos tecidos do corpo), informou um dos três filhos dele, o cantor Gil Eduardo Esteves. O cantor também deixa a esposa, Fernanda, com quem havia se casado em 2019. Velório e sepultamento devem ser reservados a amigos e familiares.

No começo de novembro ele havia recebido alta do mesmo hospital e comemorado: “Bem simbólico. Depois de me matarem no dia 30, ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital”, ironizou o cantor, em redes sociais, sobre os boatos de que ele havia falecido.

Recentemente, o artista ganhou o Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa com a obra “O Futuro Pertence À… Jovem Guarda”. “É tão importante entender o conceito, quanto ouvir a música… Existem várias formas de amor, e eu preciso de todas”, comentou no Instagram, ao festejar a premiação.

“Obrigado a todos que contribuíram para mais essa vitória, esse Grammy é o reconhecimento do nosso trabalho. O futuro pertence à Jovem Guarda!”, completou Erasmo. O disco reúne oito releituras de sucessos que ficaram marcados na voz de outros cantores: Nasci Pra Chorar, O Ritmo da Chuva, Alguém na Multidão, O Tijolinho, Esqueça, A Volta, Devolva-Me e O Bom.

Um dos principais nomes do movimento da Jovem Guarda, junto com Roberto Carlos e Wanderléa, nos anos 60, Erasmo Carlos nasceu no Rio de Janeiro, em 1941. Em mais de 60 anos de carreira, gravou músicas próprias, muitas em parceria com Roberto Carlos, e composições de músicos como Caetano Veloso, Ary Barroso, Taiguara, Belchior e Gilberto Gil.

Repercussão

Pelo Twitter, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte. “Tremendão, amigo de fé, irmão camarada, cantou amores, a força da mulher e a preocupação com o meio ambiente”, disse e acrescentou: “Deixa saudades e dezenas de músicas que sempre estarão em nossas lembranças e na trilha sonora de nossas vidas. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Erasmo Carlos”.

“Esse 2022 não está fácil… agora o eterno Tremendão, outro grande carioca e vascaíno, que marcou toda uma geração e foi um dos líderes da Jovem Guarda nos deixa. Seu talento e sua arte ficam marcados eternamente… muito além do horizonte! Valeu, Erasmo Carlos!”, disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

O também músico, ator e jornalista Leo Jaime publicou a foto de um anel que ganhou de Erasmo: “Este anel é meu talismã. Ele me foi dado por meu mestre que o usava na Jovem Guarda. Ao me dar ele disse o maior elogio que ouvi na vida: você é o Erasmo Carlos da sua geração. ❤️”

Clubes de futebol, como o Flamengo, o Botafogo, o Cruzeiro e o Palmeiras também prestaram homenagem, além do Vasco da Gama, que era o time de Erasmo: “É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ilustre Vascaíno e símbolo da música brasileira, Erasmo Carlos. ‘Sai da frente, que o nosso Vasco vai passar…’ Sabemos que sempre estará conosco. Descanse em paz, Tremendão. 🖤🌹”, publicou no Twitter.

Internações

Em outubro deste ano, Erasmo havia sido hospitalizado para realizar exames e readequação dos medicamentos de uso contínuo. Durante a internação, a equipe médica diagnosticou o quadro de síndrome edemigênica. Ele voltou ao hospital um mês depois de ter realizado uma bateria de exames.

O cantor e compositor também precisou procurar atendimento médico em agosto de 2021 e enfrentou complicações da Covid-19 após ser infectado com o coronavírus. Erasmo passou oito dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

*Atualizada às 21h40min para alterações no primeiro parágrafo