O Hospital São Lucas deu início às ações em alusão à Semana Nacional do Doador. A proposta é incentivar a população a doar sangue para repor os estoques, em situação crítica neste momento, especialmente dos tipos sanguíneos A – e O -.
Durante a campanha, que vai até sexta-feira, os lanches oferecidos após a doação terão cardápio diferente, os doadores receberão brindes temáticos da Copa do Mundo e vão poder assistir, enquanto doarem sangue, a atuação da Seleção Brasileira.
A hematologista do São Lucas Lilian Arais enfatiza importância das doações. “São fundamentais. Sem os doadores nós ficamos impossibilitados de atender aos pacientes, a todas as demandas que vêm até nós. Então, graças à generosidade desses heróis anônimos, como eu costumo dizer, é que a gente consegue atender pacientes oncológicos, pacientes cirúrgicos, diariamente”.
A especialista também explica como doar. “Para fazer a doação, basta comparecer ao banco de sangue com um documento com foto, um RG, carteira de identidade ou uma carteira de motorista, ou qualquer documento com foto. O doador chega até aqui, vai fazer o cadastro. Depois desse cadastro, ele passa por uma triagem clínica e uma triagem hematológica. Vai se aferir peso, pressão, a hemoglobina, estando tudo bem ele passa para a doação de sangue. Todo esse processo dura em torno de 30 a 40 minutos, desde o cadastro até, de fato, a realização da doação de sangue. “
Os agendamentos não são obrigatórios, mas podem ser feitos, caso o doador prefira.
Além disso, Lilian salienta a segurança do procedimento, com todos os materiais esterilizados e descartados após a doação. Para quem receber a bolsa de sangue, uma série de exames garante a segurança na transfusão.
Para doar, basta ter de 16 a 69 anos e mais de 50 quilos de peso. Algumas doenças e medicações podem ser impeditivas, o que, na triagem, define a possibilidade ou não de doar. Pessoas com tatuagens e piercings devem esperar 12 meses após a realização para doar sangue.
Eventuais dúvidas sobre a doação podem ser sanadas pelos telefones (51) 3320-3455 e (51) 98503-9958. O atendimento ocorre na av. Ipiranga, 6690, no Jardim Botânico, de segunda a sexta-feira das 7h30min às 16h, sem fechar ao meio-dia. Aos sábados, o banco de sangue do São Lucas funciona das 7h30min às 12h30min.