CNC projeta R$ 1,5 bilhão com vendas durante a Copa

Pesquisa revela gasto, em média, de R$ 211,21 entre os principais produtos associados à competição

Crédito: Freepick

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 1,3% de outubro para novembro, para 89 pontos. Na comparação com novembro de 2021, o aumento foi de 21,3%. O material foi divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta segunda-feira, 21. A CNC estima movimentação de R$ 1,5 bilhão em vendas no varejo durante a Copa.

Na comparação com novembro de 2021, houve aumentos em todos os tópicos, em novembro desse ano. É o caso das altas observadas em emprego atual (25%); renda atual (29,7%); nível de consumo atual (27,1%); perspectiva profissional (25,8%); perspectiva de consumo (16,9%); acesso ao crédito (10,2%); e momento para duráveis (9,1%).

A entidade prevê que quatro em dez consumidores pretendem comprar produtos relacionados ao Mundial de Futebol, principalmente homens, jovens e de alta renda. Conforme Iziz Ferreira, economista da confederação responsável pelo indicador, os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 211,21 entre os principais produtos associados à competição, conforme a pesquisa feita em todas as capitais.

CANAIS DE COMPRA

Dos sete tópicos usados para cálculo do indicador, cinco apresentaram aumentos na passagem de outubro para novembro. É o caso de emprego atual (0,3%); renda atual (1%); nível de consumo (3,1%); perspectiva de consumo (2,9%) e momento para duráveis (4,9%). Em contrapartida, houve recuos, na mesma comparação, em perspectiva profissional (-0,5%); e acesso ao crédito (-0,2%).

Roupas, alimentos e bebidas são os itens preferidos para as compras durante o período: 14,9% buscam vestuários temáticos para adultos e crianças e 14,6% planejam consumir alimentos e bebidas em casa. No levantamento, 3,8% dos consumidores consultados afirmaram que pretendem adquirir televisores e smart TVs, detalhou a entidade.

No levantamento da CNC, nos canais de compra, 71,3% dos torcedores buscarão os itens da Copa nas lojas físicas – uma queda de 12,5 pontos, referente aos 83,8% apurados no Mundial de 2018. A pesquisa sobre a Copa foi realizada com cerca de 18 mil consumidores em todas as capitais e no DF, entre os cinco últimos dias úteis de outubro e os cinco primeiros de novembro.

No entendimento da confederação, a Copa do Mundo é mais um motivo de impulsionar vendas em novembro – sendo que o mês já conta com a Black Friday, período de promoções no setor.