A vereadores do Novo, Melo sinaliza com nova consulta pública sobre privatização da Carris

Venda da companhia deve ficar para o ano que vem

Foto: Giulian Serafim/PMPA

O prefeito Sebastião Melo (MDB) informou, em reunião com a bancada de vereadores do partido Novo, nesta segunda-feira, que a privatização da Carris vai ter nova consulta pública, em função de um pedido do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE/RS). Com isso, o leilão da companhia de transportes, inicialmente previsto para o fim de 2022, deve ocorrer apenas no ano que vem. A Câmara de Porto Alegre aprovou a privatização da Carris em setembro de 2021. Durante o encontro, Mari Pimentel e Felipe Camozzato cobraram celeridade no processo.

Ainda durante o encontro, os vereadores questionaram o prefeito quanto à concessão do saneamento, melhorias no atendimento básico à saúde e a priorização do projeto de extinção da licença prêmio. Segundo Melo, a proposta que prevê um modelo de saneamento inspirado na Cedae, do Rio de Janeiro, está quase pronta para que seja votada ainda neste ano.

A vereadora Mari Pimentel criticou a carência de políticas públicas na ponta, especialmente na educação e na saúde. “Acompanhamos de perto esses dois assuntos e ainda há muito o que avançar. O governo precisa priorizar”, afirmou. O governo garantiu que pretende melhorar a prestação dos serviços da pasta.

Com a saída de Camozzato da bancada, para assumir o mandato na Assembleia Legislativa, Mari segue na liderança da bancada. O hoje suplente Tiago Albrecht assume a vaga de Camozzatto em fevereiro.