BM fará treinamento com simulação de assalto a banco em Pelotas

Exercício acontecerá na noite da próxima segunda-feira, a partir das 21h

Simulação faz parte de um teste do planejamento de pronta resposta elaborado pela Brigada Militar | Foto: BM / Divulgação / CP Memória

A Brigada Militar realiza mais um treinamento com simulação de assalto a banco, desta vez em Pelotas. O exercício acontecerá na noite da próxima segunda-feira, a partir das 21h, na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO Sul), que fica na avenida Bento Gonçalves, na área central da cidade.

A atividade envolverá ainda a agência do Banco do Brasil, na rua Lobo da Costa, também na região. Serão utilizadas munições de festim e rojões para simular explosões. Todos os participantes que encenarão a ação, mesmo no papel de assaltantes, são operadores das forças de segurança. Haverá a participação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do 4º BPM.

A simulação faz parte de um teste do planejamento de pronta resposta elaborado pela Brigada Militar para enfrentamento a eventuais situações desse tipo, denominado Plano de Defesa da Cidade. Ela coloca em prática o plano tático de reação a ataques semelhantes aos registrados em Criciúma, em Santa Catarina, e Guarapuava, no Paraná, para “estabelecer com mais clareza qual o papel de cada agente numa eventual operação de repressão a criminosos que empreendam um ataque de tomada de cidade”.

Conforme a Brigada Militar, o modelo de crime mais conhecido como “Novo Cangaço” teve ocorrências praticamente erradicadas no Rio Grande do Sul, a partir das ações da operação Angico da BM. Treinamentos semelhantes já foram realizados em Caxias do Sul, Campestre da Serra, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul.

Além dos efetivos da BM, a atividade contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Instituto Geral de Perícias (IGP), Polícia Civil (PC), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul (CBMRS), Secretaria Municipal de Segurança Pública de Pelotas (SMSP) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).