Polícia Civil localiza laboratório de produção de cocaína que pertence a facção do Vale dos Sinos

Localizado em Estância Velha, laboratório produzia cocaína que era vendida na região sul do país

Foto: Polícia Civil / Reprodução

A Polícia Civil confirmou, nesta sexta-feira, à Rádio Guaíba, que localizou um laboratório de produção de cocaína em Estância Velha. Segundo a corporação, o local, descoberto no final da tarde de ontem, após um período de 20 dias de investigação, pertence a uma facção que atua no Vale dos Sinos e comercializa a substância em estados da região Sul do país.

A apuração acerca do local teve início após denúncias anônimas sobre um homem que seria responsável pelo processo químico de preparação da droga. Conforme as investigações, o suspeito comparecia no laboratório e com 1kg de cocaína pura, trazida do Peru e da Bolívia, produzia de 4 a 5kg do entorpecente. O suspeito produzia de 20 a 30kg de cocaína por semana.

A abordagem policial ocorreu no momento em que o homem se preparava para sair do laboratório. Em um fundo falso, localizado no painel do veículo utilizado por ele, foram encontrados 5kg de cocaína. Na sequência, após ingressar no imóvel, foram apreendidos mais 170kg de cocaína e insumos para preparação da droga, como codeína, tetracaína e cafeína. A maioria dos compostos químicos eram importados da China.

“Era um laboratório muito estruturado, realmente muito organizado”, declarou o delegado Gabriel Borges à Rádio Guaíba. “Não descartamos que nos próximos dias, novas prisões ocorram. A investigação prossegue para identificar e localizar outros envolvidos”, complementou.

O homem, de 31 anos, que já possuía antecedentes por crimes patrimoniais e porte ilegal de armas, foi preso em flagrante e conduzido ao sistema prisional. O veículo utilizado por ele também foi apreendido.