Trabalhadores podem sacar até R$ 3,9 mil do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em novembro. A Caixa Econômica Federal liberou desde o dia 1º o saque-aniversário do fundo para os empregados nascidos neste mês, que fica disponível até 31 de janeiro de 2023.
A possibilidade de saque permite que parte do saldo das contas seja retirada anualmente. O trabalhador pode escolher ou não pelo saque entre o primeiro e o último dia útil referente ao mês do seu nascimento.
A opção pode ser realizada no aplicativo FGTS, que está disponíel para os sistemas (Android e iOS) ou no site. Vale lembrar que os trabalhadores que perderem o prazo para realizar a solicitação, só poderão fazer uma nova no próximo ano, no mês do seu aniversário.
RETIRADA LEGAL
O saque-aniversário do FGTS foi instituído por meio da Lei 13.932/19 e permite que o trabalhador possa realizar o saque de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. Quem não optar pelo recebimento continuará no modelo padrão, o Saque-Rescisão. No caso, quem opta pelo saque-aniversário e o valor a receber pode variar entre 5% e 50% da soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, que é acrescida de uma parcela adicional.