Em nota, diretório do PSB de Itaara manifesta apoio ao prefeito Silvio Weber

Justiça afastou chefe do Executivo das funções por suspeita de liderar esquema de desvio de verba

Foto: MPRS / Divulgação

O diretório municipal do PSB de Itaara, que fica na região central do Rio Grande do Sul, emitiu nota em que manifesta apoio ao prefeito Silvio Weber (PSB), afastado do cargo juntamente com mais duas pessoas, nesta quinta-feira, após operação do Ministério Público estadual.

No documento, o presidente municipal da sigla, Jederson Pereira da Silva, reforça que, até o momento, não há sustentação para a medida. A nota cita, ainda, que Weber deve se defender por meio dos advogados, após ter acesso as denúncias do MP, “que não ouviu o prefeito em momento algum”.

Operação

Na manhã desta quinta-feira, o MP gaúcho cumpriu 12 mandados de busca e apreensão na sede do Executivo Municipal, na Câmara de Vereadores, nas residências dos investigados e na sede empresarial de um dos envolvidos. Além do prefeito, a secretária municipal de Educação, Luciane de Andrades Lemos, e o diretor de Serviços do município, Victor Flores Niederauer, foram suspensos das funções pelo prazo de 180 dias. A medida também proíbe o ingresso do trio nas dependências do Poder Executivo local e de manter qualquer tipo de contato com os demais suspeitos.

A ofensiva recebeu o nome de “Santidade”, em função de o prefeito também ser conhecido como Padre Silvio.

Conforme investigação do MP, o chefe do Executivo municipal lidera um suposto esquema de desvio de verbas envolvendo concursos públicos. Em um deles, o prejuízo aproximado alcançou o montante de R$ 471.106,63. Há suspeitas, ainda, do pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos do município. Ainda pesa contra o prefeito, como autor intelectual, e mais dois investigados a imputação de um crime de roubo na residência do presidente do Legislativo.