Sobe para nove o número de casos da subvariante BQ.1 no RS

Foram identificados cinco ocorrências em Porto Alegre e três em Santa Maria

Foto: Reprodução/NIAID

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria da Saúde confirmou oito novos casos da subvariante BQ.1 no Rio Grande do Sul. nesta quarta-feira. Os casos foram identificados em amostras coletadas na duas últimas semanas de outubro e nas duas primeiras de novembro. São cinco em Porto Alegre e três em Santa Maria, elevando para nove o total.

Em Porto Alegre, todos os novos casos foram detectados pela equipe do Hospital Moinhos de Vento. Dois pacientes são do município e os demais de Canoas, Cachoeirinha e Alvorada. Os outros três casos foram detectados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Sublinhagem da variante ômicron, a BQ.1 vem mostrando elevada capacidade de transmissão comparada às outras sublinhagens do coronavírus circulando atualmente no Brasil. Também vem sendo relacionada a novas ondas de casos de Covid-19 em diversos países da Europa, China e América do Norte. Não há, no entanto, evidências de que possa causar uma doença mais severa.

A principal preocupação da Secretaria da Saúde é com o número de gaúchos com a vacinação contra a Covid-19 em atraso. Nesta quarta-feira, mais de 3 milhões de gaúchos ainda não haviam tomado a primeira dose de reforço, equivalente à terceira dose, segundo o painel de Acompanhamento Vacinal da SES. Outros 2,2 milhões não foram vacinados com a segunda dose de reforço (quarta dose).