Mesmo que alguns indicadores não apontem para um grande volume de vendas, o Pix pode bater novos recordes de movimentação bancária na Black Friday. A expectativa é que com as ofertas, o modelo de pagamento instantâneo possa ser o protagonista durante este período, conforme pesquisa realizada pela financeira Provu.
Os números do levantamento indicam que ao menos 86% dos comerciantes que irão participar das promoções incentivam o uso do meio de pagamento para atrair maior interesse do público. Neste caso, o levantamento revela que 51,8% irão priorizar pagamento por boleto ou PIX parcelado, cartão de crédito parcelado; 7,1%, dinheiro; 7,1%, Pix; boleto à vista (3,6%), carteiras digitais (1,8%), cartão de crédito à vista (1,8%) e cartão de débito (1,8%).
No modelo parcelado, o consumidor poderá dividir a transação em até 12 ou 24 vezes. No entanto, ao realizar a operação, o usuário estará solicitando um crédito pessoal, realizado 100% digital e o cliente do banco no qual oferece esse serviço já pode saber no ato do pagamento quanto de juros irá pagar para transferir o dinheiro.
Segundo a empresa Gfk, os produtos mais procurados durante a Black Friday são as bebidas 34%, seguido de cerveja 21% e TVs 19%. Já a plataforma de publicidade MGID afirma que os produtos ainda bastante procurados são os eletrônicos, como celulares, notebooks, games e fones de ouvido.