Após queda de misseis russos, Polônia convoca reunião de emergência de Conselho de Segurança Nacional

País da Otan investiga explosões ocorridas após ataque contra cidades da Ucrânia

Foto: Governo da Polônia / Divulgação

O governo da Polônia convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional, nesta terça-feira, após a queda de mísseis russos perto da fronteira com a Ucrânia. “Devido à situação de crise, o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki convocou uma reunião do escritório de Segurança Nacional”, disse o porta-voz do governo, Piotr Muller, sobre a situação no país membro da Otan.

De acordo com a Agência France Presse (AFP), a Rússia disparou uma saraivada de mísseis nesta terça contra Kiev e outras cidades ucranianas, deixando mais de 7 milhões de lares sem energia, apenas alguns dias após a humilhante retirada das tropas do Kremlin no sul do país. O bombardeio russo também atingiu Lviv, no oeste da Ucrânia. O prefeito informou que 80% da cidade ficou sem eletricidade.

De acordo com o porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, Washington não podia confirmar que dois mísseis russos haviam caído na Polônia, embora a informação esteja sendo investigada. O presidente da Ucrânia, Volodmyr Zelensky, informou sobre as explosões e manifestou apoio aos vizinhos poloneses contra o “terrorismo” da Rússia.