Semana mais curta mas não menos agitada na economia brasileira

Apesar do feriado de terça-feira, indicadores vão revelar cenário para a economia do país

Crédito: Freepik

Depois de uma semana tensa e de indicadores econômicos sendo a atração pela volatilidade dos fechamentos, seja na Bolsa de Valores ou na variação do dólar, devido ao componente político do governo eleito, o investidor uma semana mais curta. Na terça-feira a B3 estará fechada por conta do feriado de Proclamação da República, mas antes disso a segunda-feira, 14, terá informações relevantes.

A primeira delas é o Relatório Focus, do Banco Central, com estimativas de analistas do mercado financeiro para a economia do país. Isto depois da fala do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva que agitou as cotações na semana passada. Além disso, uma série de balanços trimestrais de grandes corporações estão marcadas para esta segunda-feira: Ânima, Embraer, Nubank, Localiza, entre outras.

Na agenda de indicadores macroeconômicos previstos para o período estão o índice de atividade econômica do Banco Central, o IBC-Br. Conhecido como prévia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o indicador referente a setembro será divulgado já nesta segunda-feira, com as apostas apontam para uma desaceleração, de 4,9% para 4,4%.

Outra informação esperada para a semana é a pesquisa trimestral por amostra de domicílios, a PNAD Contínua, previsto para ser divulgado na quinta-feira, 17. Com poucos indicadores na agenda, o investidor deverá acompanhar cada passo da equipe de transição do governo Lula com estimativas de desaceleração da atividade econômica brasileira. Na indústria, os indicadores de produção levantados pelo IBGE em agosto e setembro apontam queda de 0,7% em cada mês. Já a venda de veículos novos recuou 6,7% em outubro na comparação com setembro.

CENÁRIO GLOBAL

Na quarta-feira (16), é o Reino Unido que divulgará seu índice de preços ao consumidor, que tem previsão de alta mensal de 1,7% em outubro, levando a inflação para um acumulado de 10,6% em 12 meses. Já o índice que mede a inflação ao consumidor na zona do euro vai ser divulgado na quinta-feira (17), que tem estimativa de 1,5% de alta em outubro na comparação com setembro, com inflação de 12 meses em 10,7%.

Na Ásia, atenções voltadas para China, onde serão divulgados dados de produção industrial, varejo, emprego e investimentos, todos previstos para esta segunda-feira.

Nos Estados Unidos, na quarta-feira serão divulgados os números de vendas no varejo e de produção industrial, ambos referentes ao mês de outubro. A estimativa é de alta mensal de 0,9%.