O varejo brasileiro projeta faturar menos na Black Friday deste ano. É o que revela a pesquisa “Perspectivas Empresariais – Black Friday 2022” feita pela empresa de inteligência analítica Boa Vista ao apontar que apenas 44% dos entrevistados esperam registrar um volume maior de vendas na comparação com 2021, quando 54% das empresas tinham esta expectativa.
No mesmo levantamento, 50% acreditam que a quantidade de vendas será superior se comparada à obtida na mesma data do ano passado (eram 55% os que faziam esta estimativa no levantamento 2021/2020).
A pesquisa apresentou ainda resultados em relação às estratégias adotadas pelas empresas para a data desse ano: 54% dos empresários apostarão em promoções e estratégias de vendas em redes sociais para alavancar o desempenho na Black Friday de 2022. O levantamento revelou também um aumento expressivo na intenção de conceder descontos, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2021, o índice era de 22% e este ano, chegou a 33%.
CONTRATAÇÕES
Quanto à mão de obra, a pesquisa mostrou que 77% dos empresários não pretendem contratar mais mão de obra (incluindo o Varejo). Para 76% dos que não vão contratar, o motivo é que o quadro atual de colaboradores já é suficiente. Também não pretendem fazer estoque extra 71% dos empresários, índice que é de 58% no varejo. De modo geral, os motivos de não reforçar o estoque são: falta de capital de giro (53%), estoque suficiente (20%), e queda das vendas no pós-pandemia (27%).
Para Flávio Calife, economista responsável pela área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista, o varejo vai apostar, ao mesmo tempo, nos descontos (64%), em campanhas nas redes sociais (47%), além de criar promoções para a data (43%). Já os setores da indústria e serviços, além destas estratégias, investirão mais em novas formas de pagamento e no aumento do prazo de pagamento.