A Secretaria Municipal da Educação (Smed) confirmou, nesta sexta-feira, a retomada de oferta de feijão no cardápio de 14 escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs) a partir da próxima quinta-feira. Desde 31 de outubro, a prefeitura mantém uma operação especial de fornecimento de merenda escolar em 41 escolas municipais, nas regiões Leste e Sul, que ficaram sem cozinheiras em função do abandono do serviço pela empresa Agil. A equipe de nutrição teve de adaptar os cardápios para permitir a preparação dos alimentos dentro das atribuições previstas em contrato com as auxiliares de cozinha, e mantendo o valor nutricional.
“Não faltou alimento em nenhum momento aos alunos. As equipes se empenharam para garantir as adaptações necessárias, enquanto trabalhamos incansavelmente para contratar outra empresa, responsável pela mão de obra”, afirmou a secretária da Educalção, Sônia Rosa.
Para oferecer o feijão no almoço da Educação Infantil, o preparo vai ser realizado em três escolas que seguem com cozinheiras (regiões Norte e Oeste) e no Instituto Calábria (parceiro da prefeitura). Sem prejuízo às rotinas, as escolas vão produzir feijão em quantidade superior. O alimento vai ser transportado para as EMEIs afetadas, com o devido cuidado sanitário.
As 27 escolas municipais de Ensino Fundamental das regiões Leste e Sul, também sem cozinheira, seguirão servindo os cardápios elaborados pela equipe de nutrição da Smed e, momentaneamente, preparados pelas auxiliares de cozinha.
No que se refere à empresa Agil, em alinhamento com a Procuradoria-Geral do Município, a Smed procede a rescisão e uma nova contratação para viabilizar a regularização do serviço.