Serviços, estradas e comércio: o que funciona em Porto Alegre no feriado da Proclamação da República

Em Porto Alegre, apenas as atividades essenciais continuarão em funcionamento na próxima terça-feira

Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

O feriado nacional da Proclamação da República altera o funcionamento de diversos serviços em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul na terça-feira, 15.

Os supermercados de Porto Alegre que realizaram acordos coletivos poderão funcionar normalmente no feriado, de acordo com o Sindigêneros-RS, desde que também cumpram as normas estipuladas com o sindicato dos trabalhadores da categoria. As lojas da capital gaúcha poderão abrir na terça-feira de acordo com a convenção coletiva de trabalho, documento que aborda as regras para o setor varejista. Para a segunda-feira, o funcionamento do comércio permanece inalterado.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o atendimento nas agências bancárias fica suspenso no Dia da Proclamação da República. Na segunda e quarta-feira, os bancos abrem normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais, inclusive o Banrisul. Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

Serviço público 

Alguns órgãos públicos terão ponto facultativo do Dia do Servidor Público na segunda-feira e na terça. Portanto, serão dois dias seguidos sem funcionamento. Atendimentos na Farmácia de Medicamentos Especiais, nas agências do Tudo Fácil e nas Agências FGTAS/Sine, por exemplo, serão retomados somente na quarta. A exceção é a unidade de Lajeado do Tudo Fácil, que deve abrir na segunda-feira. Serviços essenciais, como segurança pública e saúde, funcionarão normalmente.

O Procon RS recebe demandas apenas pelo site na segunda e na terça-feira, retomando o atendimento presencial na quarta. O mesmo ocorre com o IPE Saúde, que retoma os atendimentos na quarta-feira na capital, às 9h, mediante agendamento. O funcionamento dos postos do interior, do Programa Facilitadores, deve ser verificado diretamente em cada local.

No Detran, não vai haver funcionamento administrativo na segunda, nem na terça-feira. Credenciados – Centros de Formação de Condutores (CFC), Centros de Registro de Veículos (CRVA), Centros de Remoção de Veículos (CRD) e Centros de Desmanche de Veículos (CDV) – funcionarão normalmente apenas na segunda-feira, e na terça somente os de remoção.

A Ceasa abre na segunda-feira, das 5h30min às 10h, e na terça-feira, das 13h às 17h. Na quarta-feira, fica fechada.

Na Justiça Federal da 4ª Região, o expediente é normal na segunda-feira. O Ministério Público do RS e o Tribunal de Justiça do RS também terão expediente normal no dia 14, e funcionarão em regime de plantão no dia 15.

Em Porto Alegre, apenas as atividades essenciais continuarão em funcionamento. O ponto facultativo vale para os servidores da administração municipal centralizada e descentralizada, que devem retornar às atividades na quarta-feira.