Indicadores alertam sobre nível de atividade econômica dos próximos meses, diz FGV

Inflação global, conflito na Ucrânia, e economia chinesa são fatores de alerta

Crédito: Freepik

Tanto o Barômetro Global Coincidente quanto o Barômetro Global Antecedente caíram em novembro, comparado com outubro, após uma ligeira alta no mês anterior. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 10, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Barômetro Global Coincidente caiu 6,5 pontos, para 84,1 pontos, no menor nível desde agosto de 2020. Já o Barômetro Global Antecedente perdeu 3,4 pontos, ficando em 84,2 pontos, também no pior nível desde agosto de 2020.

Em nota, a FGV destacou que a queda de novembro nos dois indicadores “reforça a preocupação com os principais desafios para o nível de atividades nos próximos meses, ao longo de todas as regiões e da maioria dos setores”. Entre esses desafios, segundo a nota, estão  o quadro inflacionário global, o conflito na Ucrânia, e os efeitos da política de tolerância zero com a covid na China.

No Barômetro Coincidente Global, que procura acompanhar o ritmo da atividade econômica, o desempenho negativo de novembro foi puxado pela região da Ásia, Pacífico & África, que contribuiu com 5,2 pontos para a queda do indicador agregado. A região Hemisfério Ocidental contribuiu com -0,9 ponto na queda agregada do barômetro, enquanto a Europa contribuiu negativamente com 0,4 ponto.

Apesar do ritmo menor de queda, com a leitura de novembro, o barômetro coincidente para a Europa registra uma sequência de 11 quedas seguidas e o ficou no menor nível entre todas as regiões.

“Os indicadores retratam um cenário ainda pessimista das economias para os próximos meses ao oscilar na faixa dos 80 pontos desde abril deste ano”, diz a nota da FGV.

Calculados em parceria com o Instituto Econômico Suíço KOF da ETH Zurique, e divulgados no Brasil pela Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, os dois indicadores são formados a partir dos resultados de pesquisas de tendências econômicas realizadas em mais de 50 países. O objetivo é alcançar a cobertura global mais ampla possível. O Barômetro Coincidente inclui cerca de mil séries temporais diferentes, enquanto o Barômetro Antecedente compreende em torno de 600 séries temporais.