Seu Jorge vai receber maior honraria da Assembleia Legislativa do RS

Cerimônia de entrega da Medalha Mérito Farroupilha ainda não teve data marcada

Foto: Edu Deferrari / Divulgação / CP Memória

Após aprovação por unanimidade da Mesa Diretoria da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o cantor Seu Jorge vai receber a Medalha do Mérito Farroupilha – maior honraria da Casa. A iniciativa é da deputada estadual Luciana Genro (PSol), que decidiu propor a homenagem devido ao músico ter sido alvo de ofensas racistas durante um show no Grêmio Náutico União (GNU), em Porto Alegre, na metade de outubro.

“O que aconteceu com Seu Jorge é um reflexo do que acontece todos os dias com o povo negro no Rio Grande do Sul e no Brasil. O racismo estrutural é parte da nossa formação enquanto sociedade, por isso a luta antirracista é tão importante e por isso é muito positivo que a Assembleia conceda sua mais importante medalha ao Seu Jorge”, disse Luciana Genro.

Com a aprovação da medalha, cabe agora ao Cerimonial da Assembleia organizar a cerimônia de entrega, que precisa ser ainda acertada de acordo com a disponibilidade de Seu Jorge.

Investigação

Em paralelo a iniciativa, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre, segue investigando o caso. Nesta semana, conforme a delegada Andrea Mattos, que coordena a investigação, a produtora do músico prestou depoimento.

Ainda segundo a policial, em depoimento, a testemunha relatou que não ouviu manifestações racistas contra o cantor, uma vez que, do lugar onde ela fazia o acompanhamento do show, só conseguia escutar o som do palco.

A delegada vai ouvir nesta quinta-feira o responsável pelas imagens do show. Já na semana que vem é a vez dos integrantes da banda do artista prestarem esclarecimentos à Polícia Civil.

Além dos depoimentos, uma série de imagens está sendo coletada e analisada.

Relembre o caso

No dia 14 de outubro, Seu Jorge realizou uma apresentação no Clube Grêmio Náutico União. Os ataques começaram após uma manifestação do cantor contra a redução da maioridade penal, defendida pelo presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). No discurso, Seu Jorge fazia referência à defesa de jovens negros de comunidades pobres ao justificar o posicionamento.

Após o término do final de semana, o músico se pronunciou sobre o caso e lamentou o ocorrido através de um vídeo. No dia 26 de outubro, a publicação não era mais encontrada nas redes sociais do artista.