Prêmio Sebrae destaca projetos de empreendedorismo de municípios gaúchos

Crédito: Alina Souza/Correio do Povo

Projetos de sustentabilidade e iniciativas inovadoras de sete municípios gaúchos foram os destaques na reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul, nesta quarta-feira, 9, no Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor. A cerimônia homenageou ainda os 50 anos de atuação do Sebrae. Cada executivo municipal destacou suas iniciativas na área do empreendedorismo.

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (PSDB), apresentou um programa de investimentos, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa fez a recuperação de um empréstimo de US$ 23 milhões, aplicados em obras de revitalização do Centro, incluindo macrodrenagem e requalificação completa dos espaços públicos.

Na categoria Inovação e Sustentabilidade, o município de Santiago foi o grande vencedor com o projeto Pila Verde. A iniciativa, conforme o prefeito Tiago Gorski Lacerda (PP), estimula a troca de lixo orgânico por uma moeda local que tem valor de compra nas feiras de agricultura familiar. Cada cinco quilos de lixo orgânico valem um Pila Verde, que é equivalente a R$ 1. Os resíduos arrecadados são transformados em adubo, que depois serve para melhorar a produção nas propriedades rurais.

O presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, destacou os projetos implementados nos municípios premiados e ressaltou que as iniciativas têm foco no desenvolvimento de pequenos negócios. “É fundamental que tenhamos em mente que as prefeituras são o elo essencial ao desenvolvimento econômico. Muitas são as iniciativas empreendedoras que por vezes não conseguem ir adiante justamente por causa de entraves burocráticos”, comparou.

Completam a lista de homenageados o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso (MDB); de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT); de Panambi, Daniel Hinnah (MDB), de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PP); de Rio Grande, Fábio Branco (MDB).

 

(*) com Correio do Povo