Mostra da Indústria Gaúcha retrata a história da setor no estado

A ideia, no futuro, é criar um museu contando a história da indústria do Rio Grande do Sul.

Crédito: Dudu Leal/Divulgação

Com o objetivo de contribuir para difundir a importância do setor industrial, a Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS) inauguraram a Mostra da Indústria Gaúcha. A exposição conta com cinco telões de alta definição e acervos de diversos setores, e está instalada no corredor principal da sede da federação, na Avenida Assis Brasil, 8787, em Porto Alegre.

A exposição revela o passado sob o olhar do presente e inspira a visão de futuro do setor no Estado. O Centro da Indústria Fabril do Rio Grande do Sul (Cinfa), que posteriormente transformou-se no CIERGS, foi criado em 7 de novembro de 1930.

“A história que está sendo contada nos possibilita enxergar a relevância que a fundação do Centro da Indústria Fabril do Rio Grande do Sul – Cinfa – teve no crescimento e fortalecimento do setor. Uma cronologia de pioneirismo e de associativismo, que ajudou a transformar a manufatura nesta força econômica do Rio Grande do Sul”, diz o presidente da FIERGS e do CIERGS, Gilberto Porcello Petry.

Sindicatos industriais e empresas cederam mais de duas dezenas de peças para a Mostra da Indústria Gaúcha. São eles: Sindicis, Sitergs/Feltros Renner, Sindigraf, Sinborsul, Sindiplast, Museu Nacional do Calçado, Promm, Laboratório Wesp, Transmaq, Full Gauge, Hit Micron, Gedore, Perto S.A, Siderúrgica Gerdau e BCM Engenharia. A ideia, no futuro, é criar um museu contando a história da indústria do Rio Grande do Sul.