Montadoras deixaram de produzir até 9 mil carros com bloqueios de estradas

Estoques das fábricas subiram ao maior volume em 29 meses

Foto: Marcelo Camargo

A indústria automobilística nacional sentiu na linha de produção os efeitos provocados pelos bloqueios de estradas realizados por bolsonaristas. No balanço apresentado nesta terça-feira, 8, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) foi diagnosticado que as paralisações afetaram os emplacamentos no último dia do mês, quando costuma haver uma corrida das marcas para melhorar o resultado mensal.

A estimativa feita é que entre 6 e 9 mil carros deixaram de ser produzidos ou vendidos por causa das manifestações. Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, não fossem as manifestações e um feriado, a produção de outubro poderia ter sido recorde no ano, mas acabou ficando um pouco abaixo de setembro.

Dados da associação indicam que os emplacamentos de veículos caíram para 9 mil unidades no último dia de outubro, bem menos do que os 17 mil do último dia útil de setembro. Entretanto, o ritmo diário de vendas teve uma alta de 2,3%, comparado com setembro. Os estoques nos pátios das fábricas subiram, em um mês, de 176,3 mil unidades para 188,9 mil veículos, o maior volume em 29 meses.