EUA: disputa ao Senado e Câmara dos Representantes segue indefinida

Com votações mais acirradas, resultados das eleições de meio mandato devem levar dias até definição

Resultados de eleições norte-americanas seguem pendentes. Foto: Reprodução / fbi.gov

Horas após o encerramento das eleições de meio mandato nos Estados Unidos, na última terça-feira, a definição do controle das duas câmaras legislativas segue pendente. Apesar da projeção da vantagem dos republicanos, o Partido Democrata apresentou desempenho melhor que o esperado e os resultados da votação deverão levar alguns dias para serem confirmados, devido a pequena margem de vantagem para qualquer um dos lados.

Segundo as previsões iniciais do pleito ao Senado, os republicanos aparecem com 49 cadeiras obtidas, contra 48 dos democratas. No entanto, os resultados das disputas nos estados de Wisconsin, Geórgia, Arizona, Nevada e Alasca seguem indefinidos.

No caso da Câmara dos Representantes, até o momento desta publicação, ainda não há informações concretas sobre qual partido terá maioria dos deputados. Contudo, de acordo com as projeções da maior parte da imprensa norte-americana, os republicanos devem garantir 203 cadeiras, contra 187 dos democratas.

Eleições acirradas 

Mesmo com a indefinição sobre a composição do Congresso dos EUA, pode-se concluir que, apesar da vantagem, o Partido Republicano obtém, até o momento, resultados menores do que o esperado. Segundo pesquisas, era esperado o revés dos democratas nas duas Casas por causa da insatisfação dos eleitores com a alta inflação e o aumento da criminalidade. Contudo, mesmo em desvantagem, os resultados parciais mostram que os partidários do presidente Joe Biden permanecem competitivos no pleito.

Ao todo, serão eleitos 435 deputados para a Câmara dos Representantes e 35 dos 100 assentos do Senado. São necessários 218 deputados e 51 senadores para controlar cada uma das Casas.

Mesmo sem o esperado impacto de uma ‘onde republicana’, os apoiadores do ex-presidente Donald Trump comemoram os resultados parciais. Com qualquer forma de maioria, os republicanos planejam travar a agenda legislativa democrata e iniciar investigações sobre o governo Biden.

Votação para Governadores

Além das disputas pelas câmaras legislativas, os eleitores estado-unidenses também definirão novas lideranças estaduais. Ao todo, 36 Estados também terão novos governadores ao final do período eleitoral.

A vantagem no momento, contando com os outros 14 Estados do país, é do partido de Trump. Os republicanos dominam 24 governos estaduais e os democratas, 21.