As vendas da promoção Black Friday no mercado brasileiro devem alcançar um valor de R$ 4,21 bilhões em 2022. A projeção foi feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e representa um aumento real de 1,1% comparado com o mesmo período de 2022 que, se confirmada, será a maior movimentação financeira no período desde 2010.
Quase metade (48%) do faturamento deve vir de dois segmentos do comércio: móveis e eletrodomésticos (R$ 1,09 bilhão) e eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 920 milhões). Outros segmentos de destaque são os ramos de hiper e supermercados (R$ 910 milhões) e de vestuário, calçados e acessórios (R$ 770 milhões).
O faturamento ganhou impulso em 2020, quando a crise sanitária acelerou o processo de digitalização do consumo. Naquele ano, o faturamento chegou a R$ 4,10 bilhões, 13,2% a mais que em 2019. Em 2021, o aumento foi de 1,7%, para R$ 4,17 bilhões.
Um levantamento feito pela CNC com 180 preços diários dos itens mais buscados na internet, em 36 linhas de produtos ao longo dos últimos 40 dias, mostrou tendência de redução de preços em 39% deles. Às vésperas da Black Friday de 2021, essa taxa era de 26%.