Feirão da CDL Porto Alegre mobiliza 135 entidades para reduzir a inadimplência

Feirão Zero Dívida envolve mais de 135 entidades e 200 cidades gaúchas

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A quinta edição do Super Feirão Zero Dívida (SFZD) tem início na próxima segunda-feira, dia 7, e se estende até 18 de novembro. Esta é a maior ação coordenada de combate à inadimplência no Rio Grande do Sul, envolvendo mais de 135 entidades e 200 cidades gaúchas, incluindo a Capital do Estado – com realização virtual durante todo o período e uma atividade presencial em 18 de novembro, no Ceacon (Centro de Atendimento ao Consumidor), localizado na sede da CDL Porto Alegre, na Av. Júlio de Castilhos, 377, Centro Histórico.

No ano passado, o Super Feirão Zero Dívida atingiu um patamar recorde em atendimentos a consumidores, com mais de 21 mil consultas realizadas no site do evento. Em todo o Estado, cerca de R$ 8 milhões em dívidas ativas foram encaminhadas para negociação com as empresas credoras.

A Campanha ganha motivação especial, neste ano, com o crescente aumento dos consumidores com débitos em atraso no Estado. De acordo com o Indicador de Inadimplência da CDL Porto Alegre, apurado a partir da base de informações restritivas da Boa Vista SCPC em setembro de 2022, o percentual de pessoas físicas com algum tipo de limitação em crédito, cheque ou protesto somou 29,5% no Rio Grande do Sul e 31,8% em Porto Alegre em setembro de 2022. Os percentuais superam a média nacional (29,1%) e atingiram seus recordes desde fevereiro, mês que marca o início da análise.

A iniciativa, promovida pela CDL POA e Rede de Entidades Parceiras, tem a adesão de mais de 2 mil empresas do comércio, bancos, instituições de ensino e financeiras. Para participar, o consumidor deverá acessar o site do Super Feirão Zero Dívida e começar uma conversa com o assistente virtual ‘Renê’ que, por meio de um chat, auxilia na negociação com as empresas credoras e proporciona mais agilidade ao processo. Banrisul, Lojas Lebes e Prefeitura de Porto Alegre estão confirmados no SFZD. As empresas participantes devem oferecer condições especiais de negociação, desde descontos até ampliação de prazos para pagamentos.