Uma das estradas que estava bloqueada por conta dos protestos pelo resultado das eleições do último domingo, a BR 116 registrou na manhã desta terça-feira um conflito entre manifestantes e a tropa de choque da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Bombas de gás lacrimogêneo foram arremessadas para conter o grupo que está no local.
Um manifestante conversou com a reportagem e disse que os manifestantes irão resistir, apesar da intervenção da PRF. “O que aconteceu aqui foi uma pena. Estávamos aqui exercendo o nosso direito constitucional, mas fomos alvos de bombas”, relatou o homem que não quis se identificar.
Mais um registro de Novo Hamburgo agora, no km 239 da BR-116. Escavadeira trabalha para remover o entulho deixado por manifestantes no sentido interior-Capital. Muitos carros passam e buzinam nos dois sentidos. Sem conflito agora e trânsito liberado @correio_dopovo pic.twitter.com/XgyvLiSIyo
— Felipe Faleiro (@felipefaleiro) November 1, 2022
As negociações para o desbloqueio de estradas foram intensificadas nas últimas horas no Rio Grande do Sul e em outros estados. Em território gaúcho, ao menos 50 locais, entre estradas federais e estaduais, têm bloqueios por conta de manifestações de pessoas insatisfeitas com o resultado das eleições do último domingo. Ontem à noite, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a PRF desbloqueie as rodovias paralisadas. Ele ainda estabeleceu multa para quem descumprir a ordem de saída. A determinação ainda abrange as atribuições do diretor da PRF, que se não cumprir a medida poderá até ser preso.