A Polícia Militar do Distrito Federal fechou a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na altura do Ministério da Saúde, na tarde desta segunda-feira. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o desvio acontece de forma preventiva, já que há um ato em favor do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), marcado para o local. Um grupo, que tinha cerca de 30 manifestantes às 17h, se concentra no gramado central, próximo ao desvio.
Além de placas desviando o trânsito para o sentido Rodoviária do Plano Piloto, policiais fizeram um segundo bloqueio com grades na altura do Palácio do Itamaraty. De acordo com os apoiadores de Bolsonaro, o objetivo é protestar contra a corrupção e a favor da prisão do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além de pelo menos cinco carros da PM e vários policiais, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal também mandou guinchos e viaturas do Departamento de Trânsito (Detran). O bloqueio deixou o trânsito lento na região. Por meio de nota, a pasta informou que “toda a Esplanada segue monitorada pela [Secretaria de] Segurança Pública, com suporte de câmeras e pelo serviço de inteligência, com apoio das forças de segurança”. “As vias podem ser liberadas após nova avaliação”, completou a Pasta.