De forma inédita no país, cai abstenção no 2º turno em relação ao primeiro

Cerca de 32,2 milhões de pessoas não foram às urnas nesse domingo

Foto: Guilherme Almeida;CP

A taxa de abstenção no segundo turno das eleições deste ano ficou em 20,58% do total de eleitores aptos a votar. Ao todo, 32,2 milhões de pessoas não foram às urnas neste domingo. Essa é a primeira vez que as abstenções do segundo turno são menores do que as registradas no primeiro turno. Em 2 de outubro, 20,95% eleitores não foram até as seções de votação.

Houve queda das abstenções também em relação às eleições de 2018. Na ocasião, 21,3% dos eleitores não votaram na disputa entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Fernando Haddad (PT). Já em Minas Gerais, estado considerado decisivo nas eleições presidenciais, a abstenção diminuiu 1,29 ponto percentual entre o primeiro e o segundo turno, passando de 22,28% para 20,99%. No total, 3.628.600 de eleitores mineiros não compareceram às urnas nesse domingo.

No segundo turno, os votos em branco somaram 1,7 milhão, ou 1,43% do total, pouco abaixo dos 1,9 milhão do primeiro turno. Já em relação aos eleitores que votaram nulo, esse número aumentou. Ao todo, cerca de 3,9 milhões de eleitores anularam o voto nesta segunda etapa. No primeiro turno, foram 3,4 milhões.

Operações da PRF

Ao longo do domingo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou operações relacionadas ao transporte público de eleitores em diversas cidades. Em entrevista coletiva, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou que não houve prejuízo aos eleitores.

No Nordeste, onde houve o maior número de denúncias de ações irregulares da PRF, o número de eleitores que não foram votar diminuiu em cinco dos nove estados da região: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Já em Alagoas, Maranhão, Piauí e Sergipe, o número de eleitores que deixaram de votar aumentou.