Dados do Relatório Focus e da indústria marcam o começo da semana

Estimativas de mais de 100 instituições financeiras foram feitas na última semana pré-eleição

Crédito: Getty Images/Blend Images

A semana na economia começa com o Relatório Focus, do Banco Central, nesta segunda-feira, 31, com as estimativas de mais de 100 instituições financeiras com operação. Entretanto, as projeções feitas refletem a última semana pré-eleição. Na terça-feira, 01, será publicada a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Na semana passada, a autoridade monetária manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano. No comunicado, a autoridade destacou a sensibilidade dos mercados a questões fiscais e fez previsões um pouco mais altas para a inflação.

No mesmo dia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar a produção industrial do mês de setembro. Analistas prevêem uma queda mensal de 0,3% e uma alta anual de 1%, sendo que em agosto a produção da indústria encolheu 0,6%.

JUROS NOS EUA

No mercado empresarial, a quinta-feira, 3, marca a divulgação do balanço da Petrobras. No cenário internacional, após a divulgação dos balanços das big techs, nas últimas semanas, Uber e AirBnb são destaques com números divulgados na terça-feira.

Apesar da semana quebrada que será proporcionada por conta do feriado do dia de Finados, na quarta-feira, 2, no exterior as atenções se voltam para uma nova decisão sobre juros nos Estados Unidos. O Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (Fomc, na sigla em inglês) deverá dar continuidade ao ciclo de aperto monetário. As estimativas são de uma alta de 75 pontos-base, o que elevaria os juros americanos para uma faixa entre 3,7% e 4% ao ano.