Ao menos 178 pessoas foram presas no 2º turno, diz Ministério da Justiça

Segundo relatório divulgado nesta segunda, foram registrados 685 crimes eleitorais até as 19h de domingo (30)

Sede do Ministério da Justiça, em Brasília. Foto: Governo Federal/Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou 178 prisões e 685 crimes eleitorais até as 19h de domingo (30), dia de votação de segundo turno da eleição. Foram 191 ocorrências de violação ou tentativa de violação do sigilo de voto, 129 registros de boca de urna e 33 de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral.

O valor de R$ 31,1 mil em dinheiro foi apreendido. Foram registradas, ainda, nove ocorrências de compra de votos/corrupção eleitoral: duas no Amazonas, duas em Santa Catarina e uma em Alagoas, Maranhão, Paraná, Sergipe e São Paulo, respectivamente.

A operação foi coordenada pelo Ministério da Justiça em parceria com os 26 estados e o Distrito Federal , além do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polícia Federal (PF), Corpos de Bombeiros Militares, Polícia Rodoviária Federal (PRF), polícias Civil e Militar, Ministério da Defesa, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Segundo o Ministério da Justiça, a ação conjunta das forças de segurança pública, durante o segundo turno, foi acompanhada a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília. Nos estados, as ações foram coordenadas dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE).