Sorrisos de confiança, companhia de pessoas próximas e defesas de suas campanhas. Os candidatos a governador do RS, Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) votaram no início da manhã deste domingo, seguros da vitória no segundo turno, marcado por embates acalorados nos debates entre os postulantes ao Palácio Piratini.
Em Pelotas, seu domicílio eleitoral, Leite votou no Instituto de Educação Assis Brasil ao lado dos seus familiares. Antes de partir para Porto Alegre, onde visita emissoras de rádio e televisão e acompanhará a apuração, o ex-governador concedeu entrevista sobre suas impressões a respeito da caminhada até aqui. “Temos todas as razões para confiar no resultado, não só pelas pesquisas mas pelo carinho das pessoas”, afirmou, vestindo uma camiseta com os dizeres “agora, somos todos por todos nós”.
Leite voltou a ressaltar a neutralidade na escolha do candidato a presidente. “Todos que viram quem tem uma visão para o Rio Grande do Sul, não querendo que seja mero quintal de Brasília. Temos duas eleições muito importantes. O primeiro voto decide o Estado. Trabalhamos muito ao longo do governo, mas do ano passado para cá é que o RS voltou a ter capacidade de investimentos”, enfatizou. Segundo ele, o Estado “vai precisar de um governador eleito para todos os gaúchos. Fiz o meu voto na confiança que o RS vem primeiro e vamos seguir avançando em novas conquistas”, concluiu.
Onyx Lorenzoni digitou seus votos no Instituto Educacional João Paulo I, na zona sul de Porto Alegre, acompanhado de sua esposa Denise. No local, foi recepcionado pelo senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos) que o aguardava ao lado do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos). “Muito feliz. Foi uma campanha limpa, uma campanha linda. Aguardamos o resultado com tranquilidade”, disse na saída de sua seção.
O ex-ministro disse ter conversado por telefone com o presidente Jair Bolsonaro, por volta das 5h, e revelou que ambos dividem “preocupação, principalmente na questão da apuração”. Ainda assim, Onyx reafirmou a confiança na vitória, ressaltando que sua candidatura oferece um “caminho seguro”. Depois de dar entrevista a mais veículos de comunicação, o candidato do PL participou de um culto e acompanhou a esposa em seu voto, na cidade de Guaíba.