A prefeitura de Porto Alegre detalhou, nesta quinta-feira, no Paço Municipal, o projeto de execução dos R$ 60 milhões que serão investidos em obras de infraestrutura viária, com recursos de financiamento com o Banco do Brasil. Em três fases, o plano contempla, a partir de 2023, a recuperação estrutural e funcional de pavimentos; a contratação de diagnóstico e projetos para novos trechos a serem contemplados em 2024; e a implantação de um sistema de gestão dos pavimentos e cadastro da malha viária.
“Estamos atualizando os orçamentos, vamos lançar as licitações que serão por concorrência com período de 30 dias para as empresas apresentarem as propostas. Temos a expectativa de começar no início de 2023, quando queremos dar ordem de início para execução do serviço”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia. Ainda segundo ele, as vias serão separadas por lotes, com diferentes empresas responsáveis por cada um.
Serão contemplados mais de 20 trechos em um primeiro momento. As avenidas Assis Brasil (Centro/Bairro), Sertório e Manoel Elias e as ruas dos Maias e Bernardino Silveira Pastoriza passarão por recuperação estrutural de pavimento. Os trabalhos envolvem escavação do pavimento antigo, de até 60 centímetros, aplicação de sub-base e base nova, para depois aplicar o asfalto novo. “Se vocês passarem por ali hoje, vão ver que há bastante remendo e a gente quer evitar tapa-buraco. A gente quer fazer um serviço mais duradouro e permanente. Vai ter um transtorno temporário no trânsito, mas a vida útil da via vai ser de 15 a 20 anos”, explicou Garcia.
Já a recuperação funcional dos pavimentos, que não atinge uma camada tão profunda, vai ser realizada nas ruas Ten. Alpoim, Juarez Távora, Cel. Neves, São Manoel, Dr. Murtinho, Marechal Mallet, Silva Jardim, Carlos Trein Filho, Anita Garibaldi, Santana, Cel. Paulino Teixeira e as avenidas Princesa Isabel, Tramandaí, Dos Prazeres, Plinio Brasil Milano, Bagé e Lageado.
O ato de assinatura do contrato com o Banco do Brasil teve a presença do prefeito Sebastião Melo e dos secretários municipais de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia; de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Urbano Schmitt, e do vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do BB, Antonio José Barreto de Araújo Júnior.