O Hospital Mãe de Deus está celebrando um ano do projeto Mãe 360°, que permite ao paciente ter acesso a todo seu histórico de saúde na palma da mão e que seja dono dos seus dados. Até o momento foram realizados 12.154 downloads do aplicativo.
A iniciativa automatizou os processos de autoatendimento como pré-cadastro, controle de visitas e gestão de acesso, evitando filas e promovendo a independência na assistência. O sucesso do aplicativo também culminou na reestruturação do espaço físico do atendimento, que vai desde identidade visual e intuitiva da unidade, que recebe em média 5.500 pacientes por mês.
Entre as informações integradas ao app Mãe 360°, estão as características físicas do paciente, aviso de suas comorbidades e alergias, a lista de medicamentos em uso, os exames realizados, os horários de agendamento de consultas e exames. Além disso, as funcionalidades disponíveis envolvem o alerta de horários da medicação, a possibilidade de agendar as consultas e exames, e de realizar o check-in antecipado, otimizando o fluxo da unidade.
Outra possibilidade da tecnologia é a Telemedicina 24 horas, pela qual tanto os médicos podem atender os pacientes remotamente, quanto a Enfermeira Navegadora, recém-inserida no processo do Mãe de Deus e que busca gerenciar a jornada dos pacientes que procuram por linhas específicas de tratamento e, que reduz a necessidade de atendimento presencial na instituição, gerando conforto e segurança aos usuários.
Para Emerson Zarour, diretor de Inovação da MV, os avanços tecnológicos estão transformando o futuro da saúde. “Hoje existem diversas plataformas tecnológicas que facilitam nossa vida, na saúde não seria diferente. As soluções fazem com que hospital e o paciente tenham um contato mais próximo mesmo à distância, permitindo o acesso rápido aos dados, além de oferecer a possibilidade de atendimento clínico imediato através da telemedicina”, informa Zarour.
“O aplicativo nos trouxe um novo conceito de cuidado e de gestão da saúde. Ele traz benefícios diferenciados que nenhum hospital do Rio Grande do Sul possui. O cliente pode acompanhar seus exames, seus históricos de atendimento, controlar as medicações, os principais índices de saúde, seus indicadores, agendar consultas, exames, ter atendimento direto com a emergência, ou seja, tem um multicanal em um único aplicativo que facilita o dia a dia e o bem-estar de nosso cliente”, ressalta a Dra. Mariele Chrischon, diretora de relacionamento com médicos e clientes do Hospital Mãe de Deus.