O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil apreendeu uma falsa viatura policial discreta durante a apuração sobre um suspeito que comercializava drogas e ameaçava moradores com uma arma no bairro Rincão dos Ilhéus, em Estância Velha, no Vale do Rio dos Sinos. Trata-se de um Toyota Corolla, blindado, dotado de sirene e giroflash.
A ação foi coordenada pelos delegados Guilherme Dill e Gabriel Bicca nessa terça-feira. A Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) atuou junto. O suspeito, de 29 anos, de Novo Hamburgo, foi preso na residência, durante o cumprimento de mandado judicial. Além do veículo, os agentes recolheram uma pistola calibre 45 com sete munições. O indivíduo já possui antecedentes por roubo e homicídio.
A investigação começou a partir de informações coletadas pela CORE e foi corroborada com denúncias de vizinhos. A viatura policial falsa seria utilizada para a prática de crimes, como assaltos e execuções, bem como auxiliar no tráfico de drogas da facção criminosa à qual pertence o indiciado.
O delegado Guilherme Dill avaliou que “o crime é extremamente grave, tendo em vista que além da arma de fogo, a utilização de um veículo semelhante às viaturas policiais gera uma insegurança extremada nas atividades policiais discretas e insegurança na população em relação a ações policiais reais”.