Defasagem no preço da gasolina chega a 12,27%, revela entidade

Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) diz que Petrobras vende gasolina abaixo do preço de paridade de importação há seis semanas e o diesel há quatro

Foto: Agência Brasil

A Petrobras vende gasolina nas suas refinarias abaixo do Preço de Paridade de Importação (PPI) há seis semanas e o diesel há quatro. A informação é do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), ao apontar que nesta terça-feira, 25, a gasolina da estatal estava 12,27% ou R$ 0,46 por litro mais barata que os preços internacionais.

O diesel segue 14,13% ou R$ 0,80 por litro abaixo do PPI. Na média da semana passada, a defasagem da gasolina ficou em 8,03% e, a do diesel, 13,55%.

Hoje, quarta-feira, 26, o conselho de administração da Petrobras tem reunião marcada e, no encontro, deve ser feita apresentação sobre o mercado de combustíveis. Analistas não esperam, porém, nenhuma mudança nos preços esta semana, antes do segundo turno das eleições, no domingo.

A apresentação seria uma espécie de prestação de contas sobre a situação no mercado de derivados de petróleo, que segue marcado pela defasagem nos preços do diesel e da gasolina em relação às cotações no exterior.