A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou cerca de quatro toneladas de agrotóxicos ilegais dentro de um micro-ônibus abordado, nesta terça-feira, na BR-285, em Mato Castelhano. Houve uma prisão por contrabando.
O flagrante ocorreu quando o efetivo da PRF abordou o veículo Marcopolo, com placas de Santa Catarina. Ao verificarem o interior do veículo, os policiais encontraram aproximadamente 200 galões de pesticida contrabandeado. Os bancos haviam sido retirados para acondicionar a carga. O produto é proibido no país e causa riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
O motorista, um catarinense de 29 anos, morador de Chapecó, já tinha passagens pelo crime de descaminho. Ele alegou que o destino dos agrotóxicos em Lagoa Vermelha.
Cigarro paraguaio
Já em Veranópolis, a PRF prendeu cinco contrabandistas com 75 mil maços de cigarros paraguaios contrabandeados, nessa segunda-feira, na BR-470. A mercadoria ilícita era transportada em três veículos, sendo uma Chevrolet Montana, com placas de Maximiliano de Almeida, um Volkswagen T-Cross, com placas de Sananduva, e um caminhão Volvo, com placas de Gaspar.
O contrabando vinha do Paraná e tinha como destino a Serra. Houve ainda o recolhimento de R$ 21 mil em dinheiro, sem origem não comprovada.