A última semana de campanha no RS vai ser marcada por uma série de debates, além de atos para fomentar apoios e, claro, angariar votos de eleitores que ainda não se decidiram. Nesta terça-feira, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) estarão frente a frente em debates promovidos pelo Correio do Povo e Rádio Guaíba, às 13h10min, e pela Record TV RS, às 18h. Na semana, pelo menos quatro debates contarão com a presença dos dois postulantes. O primeiro dele ocorreu no Grupo Sinos, em Novo Hamburgo, nesta segunda-feira, e deu o tom da reta final da disputa, com muitas trocas de farpas e acusações.
Pelo lado de Onyx, o principal evento de campanha foca as mulheres. Na próxima quarta-feira, às 14h22min, nas quadras esportivas do Estádio do Zequinha, ocorre um ato de apoio a Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição à presidência, e à candidatura do ex-ministro a governador. Segundo o próprio Onyx, o encontro vai contar com a primeira-dama Michelle Bolsonaro e com a senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF).
“Vamos continuar do mesmo jeito desde o primeiro dia, com humildade, fé em Deus e apresentando propostas para o RS. Caminho seguro de um governo que vai construir uma relação lastreada na verdade”, afirmou o liberal, ressaltando que, se eleito, vai ter como vice uma servidora pública, de forma inédita, garantindo atenção para a categoria. Cláudia Jardim (PL), além de vice-prefeita de Guaíba, é professora na rede pública.
Já Leite ressalta a importância dos debates na etapa decisiva da campanha. “A gente vem em um ritmo intenso. No segundo turno, especialmente, já que são dois candidatos e não oito como no primeiro turno, serão oportunidades de fazer a contraposição das biografias e currículos para o eleitor tomar sua posição”, avalia.
Nesta segunda-feira, no comitê central de campanha, Leite realizou um ato para o anúncio de novos apoiadores. Sobre dissidências do MDB e do Podemos, partidos coligados à chapa dele, como os emedebistas Sebastião Melo, Tiago Simon, Osmar Terra e Patrícia e Marco Alba, além do senador Lasier Martins, do deputado federal eleito Maurício Marcon e do deputado estadual eleito Professor Cláudio, os três do Podemos, que anunciaram apoio a Onyx, o tucano minimiza.
“Nós temos vários apoiadores do PP, que anunciou apoio ao meu adversário. Faz parte da política, por afinidades e defecções. A maioria do MDB está conosco. O Gabriel Souza (MDB) é um talento, um jovem dinâmico e capaz politicamente, e que trago com muito orgulho na minha chapa. Mesmo com defecções, é o maior partido que está conosco garantindo nosso esforço pela continuidade de um projeto que deu resultados para o Estado”, afirmou.