Febraban projeta alta de 1,7% na carteira de crédito em setembro

Pesquisa de Crédito também mostra que a carteira com recursos livres deve indicar um crescimento mais modesto, de 1,1%

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional deve ter crescido 1,7% em setembro. É o que aponta a Pesquisa Especial de Crédito da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgada nesta segunda-feira, 24. Dados da entidade revelam que, assim como em agosto, o forte desempenho deve ter sido novamente liderado pelo crédito direcionado (+2,7%), com alta na carteira pessoa física (+2,3%) e na carteira pessoa jurídica (+3,4%).

“Em setembro, mais uma vez, os destaques da expansão foram o crédito rural para as famílias, com o Plano Safra 2022/2023, e a nova rodada dos programas públicos de crédito para as empresas”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

A Pesquisa de Crédito também mostra que a carteira com recursos livres deve indicar um crescimento mais modesto, de 1,1%. O melhor desempenho deverá vir do crédito livre às empresas (+1,7%), impulsionado pela recuperação da atividade econômica e pela sazonalidade favorável da antecipação de faturas e descontos de duplicatas. Para as famílias, a alta estimada de 0,6% no mês reflete a melhora do mercado de trabalho e as transferências de renda do governo, que estimulam o consumo.