Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre promove programa Sports Diplomacy

Esta é a primeira vez que o programa envia atletas de tênis para outro país em atividades presenciais de intercâmbio com ONG gaúcha

Crédito: Divulgação

A partir desta segunda-feira, 24, Porto Alegre receberá com exclusividade a primeira edição do Programa Sports Diplomacy do Departamento de Estado dos EUA voltado para o tênis. Esta é a primeira vez que o programa envia atletas de tênis para outro país em atividades presenciais de intercâmbio.

Por meio de uma parceria entre o Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre e o projeto social WimBelemDon, 200 jovens participarão de atividades lideradas pelos ex-tenistas profissionais americanos – os Sports Envoys – Vania King e Nicolás Pereira, com foco em liderança de jovens e inclusão social por meio do esporte. A programação se estende até sexta-feira, 28.

Ao falar sobre a realização do projeto, o Cônsul Geral dos EUA em Porto Alegre, Shane Christensen, ressalta o ineditismo da iniciativa: “Estamos muito orgulhosos por trazer ao Sul do Brasil o primeiro programa de diplomacia esportiva voltado ao tênis realizado de forma presencial. Com esse projeto, queremos chamar a atenção sobre o poder do esporte de facilitar o desenvolvimento de futuras lideranças capazes de transformar suas comunidades.”

SPORTS ENVOYS

O Programa Sports Diplomacy surgiu para conectar Sports Envoys, ou enviados esportivos – atletas e treinadores americanos de alto nível – com jovens no exterior para participar de intercâmbios. Passados mais de 20 anos, os Sports Envoys viajaram pelo mundo criando pontes entre os EUA e diversos países por meio dos mais variados esportes: beisebol, skate, basquete, boxe, esgrima, judô e hóquei. Agora, os tenistas desembarcam em Porto Alegre.

Nesses cinco dias em Porto Alegre, Vania King e Nicolás Pereira estarão envolvidos com os projetos WimBelemDon, Instituto Tênis e Fundação Tênis dentro e fora das quadras. Estão previstas atividades que vão desde clínicas de tênis a conversas sobre temas críticos para os jovens, como educação, carreira, liderança comunitária, empoderamento feminino, resolução de conflitos e respeito à diversidade e oficina de fotografia.