South Summit Brazil 2023 abre inscrições para Competição de Startups

Cadastro pode ser feito até dezembro e finalistas vão participar do evento e apresentar seus projetos para uma banca de investidores, empresários e parceiros potenciais

Foto: Matheus Piccini/Correio do Povo

Foi dada a largada para um dos maiores encontros globais do ecossistema de empreendedorismo e inovação aberta, o South Summit Brazil. Já estão abertas as inscrições para a segunda edição, em março de 2023, da Competição de Startups. O prazo para o cadastro se encerra em dezembro e serão aceitos projetos de todo o mundo, de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento. Em sua última edição participaram mais de 1.000 startups, de 76 países como Brasil, Estados Unidos, Espanha, Rússia, Índia, Nigéria, Turquia, Argentina, Colômbia e Reino Unido.

O evento original da Espanha, desde sua fundação em 2012, gerou investimentos EUR $ 8,2 bilhões nas startups participantes e finalistas da competição. Muitas delas tornaram-se líderes em seu setor como Cabify, Glovo e Wallbox.

“Mais do que debater os temas que vão moldar o futuro, o South Summit Brazil existe para promover conexões. A Competição de Startups é central nessa visão, além de constituir uma ferramenta fundamental para incentivar e contribuir com o desenvolvimento dos ecossistemas em que estamos inseridos”, explica Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil.

COMPETIÇÃO

Após a inscrição, as startups cadastradas passam por um processo de seleção realizado por um comitê de renomados especialistas, com base em critérios como inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe, além de interesse de potenciais investidores. Os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus projetos presencialmente e poderão acessar uma rede exclusiva, com a possibilidade de reuniões 1:1 com investidores e corporações em busca de inovação.

No final, cinco startups sairão vencedoras de cada uma das categorias: Destaque; Mais Sustentável; Mais Escalável; Mais Inovadora; e Melhor Time. Além da participação no evento e da ampla visibilidade na mídia, elas receberão mentorias e orientação para aprimorar seu pitch.

“Em 2023 o South Summit Brazil está de volta com uma grande oportunidade para projetos inovadores. Mais uma vez, nosso encontro dará a startups de todas as indústrias, estágios e nacionalidades a chance de apresentar seus pitches e encontrar com grandes investidores e corporações”, completa María Lada, Head de Startups do South Summit