O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Francisco José Moesch, esteve reunido, no fim da tarde desta sexta, com o diretor-geral da Rádio Guaíba, Jefferson Torres, e o presidente-diretor do Correio do Povo, Sidney Costa, em visita institucional à sede do jornal, no Centro de Porto Alegre. Durante o encontro, o desembargador falou sobre o segundo turno das eleições e destacou o papel da imprensa tradicional para o bom-funcionamento da democracia.
“As redes sociais são muito importantes, mas a certificação da veracidade dos fatos está na mídia tradicional”, declarou o chefe do TRE gaúcho. “Estamos aqui agradecendo a imprensa. O Correio do Povo, a Rádio Guaíba e a Record TV têm uma programação fortíssima”, destacou.
Sobre o combate à desinformação durante o período eleitoral, o presidente do TRE-RS se disse contra qualquer espécie de censura, mas defendeu rigor no cumprimento de medidas contra as fake news. Nas palavras dele, a Justiça Eleitoral trabalha para uma eleição ‘altamente democrática, com muita união, concórdia e paz’ para que se garanta a ‘festa da democracia’ no RS.
Além de garantir a melhora na condução das filas e na identificação biométrica, que causaram transtornos em algumas zonas eleitorais durante o primeiro turno, o desembargador também assegurou reforço da segurança pública durante o pleito de 30 de outubro.
“Nós temos uma integração das forças de segurança que é um exemplo nacional. Devemos fazer uma reunião, provavelmente no dia 27 de outubro, sobre isso”, afirmou. “Quando reunimos eles [antes do primeiro turno das eleições], no dia 22 de setembro, tínhamos mais de 50 agentes de segurança, de todas as áreas. Isso significa o Exército, Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ABIN, Forças Armadas, em terra, ar, e água”, enfatizou.