Pesquisa revela que brasileiros buscam imóveis em regiões com comércio e serviços

Estudo aponta que 47% das pessoas procuram alugar imóveis com varanda ou sacada depois da experiência vivida no auge da pandemia

Crédito: Shutterstock/Cbic

Procurar um imóvel para alugar com varanda ou sacada se tornou muito importante para 47% dos brasileiros depois da experiência vivida no auge da pandemia. Além de mais cômodos, 45% querem locais mais espaçosos para morar, com 70 a 149m² em média.

Os dados fazem parte do mais recente estudo “Tendência de Moradia – Locação”, divulgado pelo DataZAP+, braço de inteligência do ZAP+. Realizada com mais de 400 usuários do maior portal imobiliário de todo o território nacional, a pesquisa apontou também que o consumidor está disposto a pagar mais, saindo de R$ 1.562,38 para R$ 1,676,73 de aluguel em média, somado a condomínio e IPTU.

REGIÕES PREFERIDAS

“O estudo descobriu que 45% do público faz ou pode fazer home office no local onde trabalha, isto é, estamos falando com um consumidor que não está mais preso onde ele mora. Pode ficar ou não no bairro, cidade ou estado que estava mais acostumado”, explica Danilo Igliori, Economista-chefe do DataZAP+. Uma evidência que comprova esse comportamento é que cerca de 2 em cada 10 buscam imóvel em cidades diferentes do estado que residem ou em outro estado.

Ainda sobre as características dos imóveis, 48% do público têm buscado opções com dois dormitórios, sobretudo o público mais velho (gerações X e BB). Por falar em perfil do consumidor, pessoas casadas, com filhos e também donos de animais de estimação são maioria dos que pesquisam por locação. Por conta disso, 40% preferem regiões com mais comércio e serviços, sendo que a proximidade com supermercados e padarias se destaca na opinião do público (83%), seguida de farmácias (38%), terminais ou pontos de ônibus (36%) e metrô/trem (30%).

“Quando temos o transporte atrás de outros serviços na preferência do consumidor, entedemos que o home-office faz parte dos planos dos brasileiros, que também buscam proximidade com áreas de lazer, como parques”, reforça Igliori.

PERFIL DO CONSUMIDOR

Mesmo assim, o estudo permite identificar também outras preferências de acordo com o perfil do consumidor. Ambiente para escritório, por exemplo, é indicado principalmente pelo público mais jovem (gerações Z e Y) com 42% na comparação das indicações das gerações X e BB, com 18%. Cerca de 8 em cada 10 entrevistados desejam ter vaga de garagem no imóvel. Quem não deseja vaga costumam ser os solteiros (34%), público mais jovem (25%) e classe C (27%).

No que se refere a estrutura dos imóveis para locação, academia, churrasqueira, piscina e salão de festas são as áreas convencionais mais importantes para o público e que influenciam na decisão do imóvel para morar.

A pesquisa quantitativa foi realizada de 9 a 24  de agosto com mais de 420 entrevistados por meio de abordagem online. O público-alvo foi composto por usuários dos portais ZAP+ que compraram ou têm interesse em adquirir um imóvel.