Rede de farmácias apresenta robô que entrega medicamentos em segundos

A rede Farmácias Associadas vão estrear o atendimento feito por um robô em sua unidade de Gramado

A inovação chegou ao segmento de farmácias do Rio Grande do Sul. A rede Farmácias Associadas vão estrear o atendimento feito por um robô em sua unidade de Gramado, na Serra gaúcha, que seleciona os medicamentos e os entrega no balcão da farmácia em até 30 segundos. Chamado de BD Rowa, o robô de 11 toneladas comandado por inteligência artificial é o primeiro do Sul do Brasil e o quinto no país localizado em uma farmácia.

A unidade de Gramado foi escolhida porque, até o dia 22, a cidade será sede da 15ª edição da Convenção e Feira de Negócios da rede. A novidade estará em operação na Farmácia Líder, localizada na Rua São Pedro, 664. “Vendas on-line e serviços de entrega em domicílio impulsionados pela pandemia levaram farmácias e drogarias a se adaptarem às novas tecnologias disponíveis no mercado, tanto para organização e controle interno, como, principalmente, para melhorar a experiência dos clientes”, explica o presidente da rede, Ben Hur Jesus de Oliveira.

O empreendimento apostou na tecnologia desenvolvida pela BD, empresa voltada para a inovação na área da medicina. O mecanismo apresenta uma série de funcionalidades que tornam a operação mais ágil e eficiente, abrangendo recebimento, armazenamento, dispensação e controle de produtos, incluindo o nível do estoque e as datas de vencimento.

Presente em 53 países e em mais de 100 pontos de venda na América Latina, este tipo de automatização reduz filas e tempo de espera, melhora a experiência do consumidor dentro da loja e possibilita atendimento orientado ao cliente por parte dos atendentes e farmacêuticos. O processo da seleção e entrega dos produtos chega a ser até 22 vezes mais rápido em comparação à operação manual.

BD Rowa

O robô de 11 toneladas opera com base em inteligência artificial que assimila as práticas diárias de recebimento, armazenamento e entrega de medicamentos, garantindo controle da operação e a agilidade no atendimento ao cliente. O mecanismo alcança 3 metros por segundo e atua por meio do sistema multipicking (em 10 segundos pode entregar várias caixas de medicamentos).

Com o recebimento da prescrição, o farmacêutico ou atendente coloca os dados dos medicamentos no sistema e, a partir deste primeiro passo, o robô opera em três fases: admissão, quando ele recebe, via sistema, todos os dados da prescrição; preparação, quando ele coleta na prateleira do próprio dispositivo os medicamentos de acordo com a quantidade e dosagem; e dispensação, quando ele coloca os medicamentos em uma esteira, que leva os medicamentos até o balcão. Este processo, desde o primeiro passo, leva no máximo 30 segundos.