Porto Alegre vai ganhar 35 abrigos de ônibus com placas fotovoltaicas e 100 abrigos com wi-fi, nos próximos meses. Foi o que assegurou, nesta quarta-feira, a concessionária Eletromídia, responsável pela instalação, gestão e manutenção de 1.507 abrigos de ônibus, pelos próximos 20 anos, na capital. Pela manhã, o prefeito Sebastião Melo visitou o Centro Operacional da empresa, instalado no 4º Distrito.
Melo conheceu o modelo sustentável de abrigo, a ser instalado nas ruas, e o local onde ocorre o monitoramento das estruturas, em tempo real.
Para o diretor de Relações Governamentais da Eletromídia, José Carlos Angelucci, a concessão reforça o comprometimento da empresa em aprimorar a mobilidade urbana e a experiência das pessoas a partir de novos meios de consumir conteúdo” no momento de espera dos ônibus, “de forma sustentável, conectada e dinâmica”.
Porto Alegre teve 50 abrigos novos instalados até o momento. Todos os modelos incluem vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas de ônibus.
A empresa também planeja implantar 180 abrigos com painel de próxima chegada e 100 câmeras de segurança. Entre os abrigos sustentáveis, o total deve chegar a 75.