A casa do futuro terá uma infinidade de informações sobre seus ocupantes que precisará de investimentos públicos e privados para suportar a tecnologia que está sendo disponibilizada para seus ocupantes. Esse foi um dos temas debatidos no talk-show de especialistas do Instituto dos Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), no primeiro dia da Futurecom 2022, maior evento de Tecnologia da América Latina, que acontece até o dia 20 de outubro, no São Paulo Expo.
Maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, o IEE trouxe para o debate Carmelo José Albanez Bastos Filho, professor da Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE); Fabrizzio Soares, professor de Ciências da Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Jéferson Nobre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nas participações, os integrantes do instituto apresentaram cenários sobre o desenvolvimento de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual, big data, criptografia, blockchain e 5G e as possibilidades que se abrem para empresas e usuários.
INTERNET DAS COISAS E AMBIENTES INTELIGENTES
A expansão da cobertura da rede 5G amplia as possibilidades de utilização de Internet das Coisas (IoT), com destaque para os ambientes inteligentes. A partir da utilização da computação ubíqua, será possível para o sistema agir de maneira personalizada. “A tecnologia sai da automação para se adequar ao comportamento dos indivíduos”, diz Fabrizzio Soares.
Ainda sobre o 5G, Soares destaca que esta rede terá grande impacto na forma como as pessoas se relacionam com a internet, já a partir de 2023. “Satélites espaciais como forma de levar conectividade móvel a áreas remotas serão um divisor de águas no mundo, porque cada dispositivo que possua conectividade 5G será capaz de permanecer conectado em qualquer lugar, a qualquer hora”, afirma.
Uma das possibilidades de utilização são as geladeiras inteligentes, que escaneiam os produtos e avisam aos proprietários quando é necessário repor os alimentos. Soares cita também os robôs de limpeza que trazem visão computacional, com câmeras para mapear os ambientes até o teto.
“Eles possuem sensores que podem identificar se devem passar sobre determinados fios e, até mesmo, se afastar de fezes de animais, que podem danificar o equipamento.” Para o integrante do IEEE, inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual também são fortes tendências para 2023.
SAÚDE
Para o pesquisador Jéferson Nobre, a tecnologia 5G também terá grande impacto na vida das pessoas em 2023, notadamente na área de saúde, com diagnóstico mais precisos, tratamentos mais eficazes e detecção precoce e prevenção de doenças. Entre os avanços na prática, Nobre prevê a possibilidade de se fazer exames dentro da própria casa, com acompanhamento de profissionais de saúde em tempo real, nos consultórios ou nos hospitais. “Os pacientes poderão fazer o controle da pressão arterial, por exemplo, durante todo o dia, com sensores de IoT que transmitem dados diretamente ao médico em tempo real”, descreve.
Nobre também chama atenção para as novas possibilidades da telemedicina que poderão se desenvolver a partir da rede 5G. A tecnologia permite consultas on-line, exames de imagens transmitidos por vídeos e até mesmo cirurgias remotas. “É uma forma de democratizar o acesso a consultas e garantir um suporte médico à distância.”
(*) o colunista viajou para a Futurecom a convite do IEEE